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O Instagram pode te ensinar uma lição importante

Ontem o Instagram fez dois anúncios muito importantes: o primeiro, mega relevante, mas que não é assunto desse artigo é a marca de um bilhão de usuários; já o segundo é uma nova plataforma de vídeo, chamada IGTV.

Rapidamente explicando o que é o IGTV - Instagram TV. Até então o Instagram não permitia vídeos superiores a 1 minuto na plataforma, o que não o tornava a plataforma principal de vídeo para a maioria dos creators e que, consequentemente, tornava o YouTube a ferramenta natural para criadores de conteúdo que tem o vídeo como seu principal formato.

Pois bem, agora você (sim, qualquer usuário) pode subir vídeos de até 1 hora para contas verificadas e 10 minutos para o restante dos usuários, direto no Instagram, que aparecerão para seus seguidores/amigos. Foi lançado também um App isolado, chamado de IGTV, mas se você não quiser baixá-lo, pode acessar direto pelo seu Instagram.


Essa plataforma claramente veio disputar com o YouTube, o rei dos conteúdos em vídeo na internet. Acontece que de um tempo para cá, o algoritmo do Youtube vem priorizando conteúdos infantis, o que fez com que muitos criadores de conteúdo tenham perdido muitas visualizações e engajamento, o que claro, não deixou a galera muito feliz :/

Mas aí você pensa: valeu cara, obrigado por me atualizar sobre essa nova ferramenta. Mas o que isso tem a ver com livros?

A primeira resposta mais óbvia é: olhe para essa plataforma e comece a colocar seus conteúdos lá, porque o Instagram é hoje uma das redes com maior taxa de crescimento e engajamento. Cresceu 20% só no último ano, enquanto o Facebook, por exemplo, vive um momento de estagnação.

Mas o real motivo desse artigo é outro. Quero falar sobre uma coisa cada vez mais essencial hoje em dia, seja qual for o seu negócio: adaptabilidade.

Se você não entender o que, como, quando e onde seu cliente quer estar em contato com você e consumir seu conteúdo, bye bye baby, você morreu. Não é mais sobre o que você acha que as pessoas vão gostar, é sobre entregar algo da maneira como elas escolheram consumir. Então, saiba que maneira é essa e se adapte.

O Instagram fez isso de uma maneira extremamente efetiva. Quer saber por que?

Vamos lá:

1. Os vídeos são verticais: por que? porque é muito mais natural hoje em dia que você consuma conteúdo nessa posição. Seu celular é vertical, as imagens e textos que você consome são assim...por que então alguém ia gostar de ficar virando a tela toda hora para assistir um conteúdo em tela cheia, depois voltar para a vertical para responder uma mensagem?

Não tente transpor um livro físico para a tela do celular, crie um conteúdo que seja próximo a maneira como as pessoas já consomem conteúdo. Porque não utilizar esse ambiente (o digital e o smartphone) para entregar conteúdo de qualidade? Te garanto que é mais fácil;

2. Tudo em um só lugar: agregue serviços e conveniência em um ambiente onde seu cliente já está? Não fragmente sua base em vários lugares, com vários acessos diferentes. Tenha foco e concentre seus esforços onde seu cliente está.

Sempre me preocupa quando vejo editoras lançando apps de livros ou livros próprios de leitura! Você como editora, não precisa criar um app só seu, isolado. Deixe esse papel para as plataformas que tem nisso seu business, faça parcerias com elas e se preocupe em entregar um bom conteúdo neste ambiente.

3. Ouça seu cliente: o IGTV é fruto de uma mega pesquisa do Instagram com seus usuários, sobre como consomem conteúdo, sobre segunda tela, como preferem fazer isso, em que posição, etc etc.

Não faça algo pensando – apenas – em como você gostaria de receber ou consumir seu livro. Você precisa se colocar no lugar do seu leitor, da(s) pessoa(s) a quem aquele conteúdo interessa. Adapte-se ao universo das pessoas, não peça que elas se adaptem ao seu...elas podem não querer!

E lembre-se, do que já conversamos na série de artigos Marketing Digital e Outras Coisitas Mais: não estamos batalhando (somente) dentro do mercado editorial, estamos disputando o tempo livre das pessoas, os minutos diários que cada um de nós tem para consumir conteúdos. Vai vencer esse jogo o mais adaptado...parece que o Instagram entendeu bem essa lição!


Texto originalmente publicado em www.publishnews.com.br

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